A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SORO AUTÓLOGO

Arquivo Google
Já há algum tempo tinha ouvido falar em Soro Autólogo mas, só recentemente pude começar a pesquisar sobre o assunto.
Encontrei um trabalho bem esclarecedor aqui:

De forma simples, o que é este soro? São fluidos do próprio doente. É feita uma coleta especial do sangue do paciente e este sangue passa por diversos processos até poder ser utilizado como colírio -pela própria pessoa que cedeu o sangue!!!! 
Ainda estão sendo feitos testes e exames, até que se possa dizer que os resultados são 100%. 
O único senão, conforme compreendi durante a leitura, é que são necessárias muitas amostras sanguíneas para a produção de soro suficiente para todo o tratamento e que alguns doentes, mais fracos e/ou debilitados não poderão receber a indicação.
Tomara que as pesquisas continuem e deem bons resultados. 
Ficou curioso? Que tal consultar o seu Oftalmologista? 
Bjks. Neli Alves