A SINDROME DE SJÖGREN
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.
Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.
No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.
Síndrome de Sjögren primária ou secundária:
Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.
Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.
FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304
domingo, 8 de julho de 2012
Falando de ALEGRIA!
Foram tantas dores, tanto sofrimento, que quando o dentista terminou e falou -vamos nos despedir, eu fiquei sem saber o que fazer: rir, chorar, olhar para o espelho. ligar para a família. Eu queria fazer tudo ao mesmo tempo.
Só quando cheguei à casa da minha filha foi que a ficha caiu. Minha neta falou -Vó, seus dentes estão tão bonitos! e aí eu desabei. Pensei, de verdade, que não fosse viver para ver este dia! Eu me sinto muito bem... eu me vejo linda, quando olho no espelho e uma boca de dentes branquinhos e certos sorri para mim.
E eu agradeço muito, a Deus, ao maridão DOM CAIXOTE, às filhas, genros, netos, e a todos que torceram por mim, para que tudo desse certo. E agradeço aos que achavam que é uma bobagem gastar tanto, sem saberem que o que me interessava, mais que um sorriso perfeito, era a saúde perfeita.
Obrigada pessoal, por passarem este ano (e os anteriores também) suportando as minhas bruscas mudanças de humor, os meus desabafos, porque -além das dores- a SS nos traz alguns momentos de grande infelicidade. Mas, eu venci, estou pronta para cuidar de outras dores, já que a dos dentes não voltará mais!
Bjks. Neli Alves
7 comentários :
- Carlota disse...
-
Você merece ser muito feliz! Pois é a melhor mãe, vó, esposa e amiga que alguém pode ter! Te amamos!
- 9 de julho de 2012 às 07:24
- Telma Maciel disse...
-
E eu, q não conhecia esse cantinho, vim conhecer no dia de uma ótima notícia? Q bom!!!
Q as outras dores sejam brandas, já q dor nos dentes ngm merece... e passar por tratamento de 1 ano deve ser complicado! Mas o resultado foi ótimo, então! Valeu a pena!
Bjks - 11 de julho de 2012 às 04:20
- Unknown disse...
-
Super adoro o seu blog!!
Vc escreve com o coração!
Qual o seu e-mail de contato?:
Bjs
Priscila Torres
Blog Artrite Reumatoide
www.artritereumatoide.blog.br
Grupo EncontrAR > estamos lá no facebook - 23 de julho de 2012 às 15:15
- Neli Alves disse...
-
Só hoje estou respondendo. Que tia relapsa você tem! kkk
Te amo. Bjks. Tia Neli - 23 de julho de 2012 às 15:53
- Neli Alves disse...
-
E você é filha, mãe e esposa de primeira grandeza. Te amo. Bjks
- 23 de julho de 2012 às 15:53
- Neli Alves disse...
-
Obrigada Telma. Sempre te admirei, mas agora que a conheci pessoalmente, estou feliz por ter uma amiga tão especial. Bjks para você e Sofia (uma linda).
- 23 de julho de 2012 às 15:54
- Neli Alves disse...
-
Admiro demais o seu trabalho.
Sempre leio seu blog e agora vou te seguir lá no face.
Bjks. Neli - 23 de julho de 2012 às 15:55