Arquivo Google |
(Tradução livre)
A grande maioria era de mulheres.
Os riscos tradicionais avaliados incluiam:
- Nível da pressão sanguínea
- Contato com o fumo
- Nível de Colesterol/Triglicérides
- Obesidade
- Diabetes
- Histórico familiar de doenças cardiovasculares
Os achados podem ser assim resumidos:
- Mulheres portadoras de SS tem alto de grau de hipertensão e níveis elevados de colesterol e triglicérides.
- Não há diferença significativa da prevalência de Diabetes, Obesidade ou Histórico familiar de doenças cardiovasculares entre os dois grupos (portadores/não portadores de SS)
- A Hipertensão foi detectada em 28% dos pacientes com SS, em comparação a 15% dos pacientes não portadores da doença.
- Os níveis elevados de Triglicérides foram monitorados em 21% dos pacientes com SS, e em só 9,5% dos pacientes saudáveis.
- A diferença dos níveis de Colesterol, entre os dois grupos, é considerada insignificante.
Os fatores de riscos cardiovasculares não são avaliados rotineiramente nos portadores de SS, como são em outros pacientes de doenças autoimunes, como por exemplo, na artrite reumatóide.
O estudo levou à conclusão que os pacientes de SS são duas vezes mais propensos à Hipertensão e níves altos de Triglicérides, se comparados aos pacientes saudáveis, levando-se em conta a idade e o sexo.
O estudo também concluiu que 70% dos pacientes com Síndrome de Sjögren desconheciam que tinham pressão alta e não receberam tratamento para este importante fator de risco.
Basicamente os pesquisadores descobriram que os médicos devem fazer uma triagem com os pacientes a respeito da Hipertensão e níveis de Triglicérides, e tratar estes fatores de riscos quando detectados. (In: Arthritis Care & Research, Vol. 66 - pp 757-764 2014).
----
Continuando minhas pesquisas e leituras. Sempre em busca de novidades na nossa caminhada! Bjks. Neli Alves