A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OLHOS SECOS - Sinal de doenças?

Arquivo Google

Só um especialista pode esclarecer. 

Muitas pessoas querem saber sobre os "olhos secos" ou, sobre a "Doença dos Olhos Secos" ou, ainda, sobre a "Sindrome dos Olhos Secos" .

Existem muitas causas para que os olhos fiquem ressecados, ardendo, coçando, com vermelhidão ou sensação da presença de corpo estranho,  conforme cada caso. Fatores ambientais, como a luz solar, a fumaça dos carros, a poeira do ar, o pólem das flores, podem causar este desconforto. Hoje em dia, passando horas diante da tela do computador, do telefone celular ou do televisor, muitos casos chegam aos especialistas, diariamente. Ciclistas e motociclistas são afetados pelo vento, areia, pó, etc. O cloro das piscinas e a água do mar também podem afetar os nossos olhos. Outra causa, muito atual, é o ar condicionado, a cada dia mais e mais presente nas lojas, escritórios e residências. Como podem ver, há muito que se pesquisar.

Ainda podemos citar:
  • Os medicamentos, em especial os antidepressivos, anti-histamínicos, diuréticos, descongestionantes ou bloqueadores beta.
  • As mudanças hormonais nas mulheres durante a menopausa. 
  • Problemas de visão.
  • Uso de lentes de contato.
  • Uso de maquiagem.
  • Clima seco
Sendo assim, o mais prudente, quando se conclui que os olhos estão secos demais, é consultar o oftamologista. Colírios sem receita são sempre um risco à saúde dos olhos. Para que possamos entender melhor o que ocorre com os os nossos olhos, procurei a ajuda de um site de especialistas, o Zeis.
 Vejam o que eles dizem: 
"Para entender o que ocorre com os seus olhos é importante compreender primeiro como eles funcionam. O fluido lacrimal é secretado pelos dutos lacrimais e contém sal , glucose e proteína. Ele é lançado sobre os olhos em cada piscada da pálpebra e produz uma fina película lacrimal. Esta película tem várias funções: ela retira partículas invasoras e serve como lubrificante para assegurar que suas pálpebras deslizem sobre seus olhos. Além disso, o fluido lacrimal assegura que a córnea seja umidecida uniformemente e fornece ao seu olho oxigênio e substâncias nutricionais. Existem duas razões em potencial para que os olhos não sejam completamente cobertos pela película lacrimal: os dutos lacrimais não estão produzindo fluido suficiente ou a composição do fluido lacrimal não está correta. Embora o conceito de "olhos secos" seja conhecido e normalmente utilizado, os médicos também falam sobre o distúrbio na umidade dos olhos." (in:http://www.zeiss.com.br/vision-care/pt_br/better-vision/entendendo-a-visao/saude-e-prevencao/dry-eyes-what-to-do-when-it-burns-and-itches.html)
Para a solução do problema, os mesmos especialistas recomendam o uso de "lágrimas artificiais". Mas, alertam: 
"CUIDADO: o uso  das lágrimas artificiais por um longo período ou com muita frequência pode fazer com que seus olhos produzam menos fluido lacrimal. Por esta razão é muito importante consultar um oftalmologista sobre as possíveis causas, se possível, como remediá-la."
Outra recomendação, é estar sempre protegendo os nossos olhos, durante o dia ou à noite:


  • Ter luz suficiente durante a leitura, porém evitando a luz clara ou ofuscante. 
  • Não deixe a tela do computador com muita claridade. 
  • Descanse e relaxe seus olhos por algum tempo, a cada 45 minutos.
  • Quando exposto ao vento ou à luz do sol, use óculos com lentes fotossensíveis ou óculos escuros.


  Como podem ver, olhos secos são um problema bastante comum e nem sempre significam uma enfermidade autoimune como a Síndrome de Sjögren, Artrite, Lupus, Sarcoidose, Parkinson, etc. Para sanar as dúvidas, o melhor mesmo é procurar o oftalmologista que além dos exames de rotina, poderá solicitar outros, como o teste de Rosa Bengala (corante que evidencia áreas de sofrimento tecidual) e teste de Schirmer, no qual a quantificação lacrimal é realizada através da umidificação de tiras de papel especial, colocadas na margem palpebral por cinco minutos.
E, insisto em repetir: NADA DE SE AUTOMEDICAR! COLÍRIOS SEM RECEITA SÃO PERIGOSOS!
Bjks. Neli Alves
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :