|
Arquivo Google |
Uma participante do grupo Portadores de Síndrome de Sjögren, no Facebook, publicou por estes dias um artigo que achei interessante.
Não cita diretamente a SS mas, fala sobre pessoas que não se sentem bem ao ingerir produtos derivados do trigo transgênico e de como esta espécie de grão pode alterar a saúde do consumidor.
O título eu achei um tanto agressivo: “O trigo, esse veneno cotidiano que arruína nossa saúde”.
Um cardiologista americano (William Davis) começou a suspeitar dos danos que poderiam advir do trigo e seus derivados, pesquisando as queixas de centenas de pacientes.
Começou então a sugerir a eles, especialmente aos que os medicamentos não davam grandes resultados, que eliminassem este alimento de sua dieta diária.
Em mais ou menos três meses, observou que houve queda de açúcar -até em alguns pré diabéticos- e também melhora nos sintomas de artrite, psoríase, sinusite e irritação intestinal.
Analisando os resultados, ele publicou um livro -não encontrei uma tradução- e mostro a capa, Wheat Belly: Lose the Wheat, Lose the Weight, and Find your Path Back to Health , que tornou-se um dos mais vendidos, segundo a lista elaborada pelo New York Times.
Uma de suas afirmações, que tem causado muita polêmica, é:
“Duas fatias de pão integral aumentam mais os níveis de açúcar no sangue, que dois pastéis, devido ao alto índice glicêmico do trigo cultivado hoje em dia.”
Em virtude disto, ele afirma que o diabetes vai se tornando uma pandemia (*) e que em breve haverá 350 milhões de diabéticos, em todo o mundo.
Ele alerta que não utilizando o trigo e seus derivados, reduzindo o consumo de carboidratos, ingerindo vitamina D e acompanhando o nível de iodo, os pacientes ficam, também, livres de ataques cardíacos.
O tratamento sugerido pelo Cardiologista William Davis tem trazido à tona muitas discussões, sendo que alguns de seus colegas afirmam que não existe comprovação científica de que o tratamento dê certo; há outros que defendem a produção do trigo transgênico, muito mais produtivo que o trigo tradicional.
Ainda há muita “água para correr debaixo desta ponte”, uma vez que os grandes produtores e comerciantes do trigo não vão ficar quietos mas, eu acho que um alerta válido para nós, auto imunes, de que devemos consumir todos os produtos que nos oferecem com bastante cuidado.
Ler sempre o rótulo, pedir ao médico uma indicação, estar atento ao próprio corpo -para ver como ele reage ao ingerirmos um alimento, é uma boa opção.
O artigo citado, está publicado em espanhol, no seguinte endereço: http://www.elconfidencial.com/alma-corazon-vida/2012/11/23/el-trigo-ese-ldquoveneno-cotidianordquo-que-arruina-nuestra-salud-109761/
Vale a pena ler na íntegra e também fazer uma leitura dos comentários, alguns bastante interessantes.
(*) pandemia -
"A pandemia é
uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um
ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou
destruindo cidades e regiões inteiras.
Como já disse, tenho lido bastante, e pesquisado mas, sobre SS e Fibro tenho encontrado poucas novidades. Mas, estou sempre atenta. Bjks.
Neli Alves