A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




quarta-feira, 4 de junho de 2014

LEITE DE VACA - Desiquilíbrio no organismo (*)

Arquivo Google

 

Resumo da tradução do artigo do Dr. Rubén Diazgranados G 

Odontólogo Holístico Integral

http://enbuenasmanoselartedecurar.lacoctelera.net/


Queridas e queridos, 
o artigo original foi publicado em espanhol no blog EM BOAS MÃOS E A ARTE DE CURAR . É um texto enorme, que eu li e passo a vocês apenas um resumo. Vale a pena ler a íntegra porque as informações são muito importantes, não só para nós, portadores de enfermidades autoimunes. 
Minha simples opinião - como sempre digo, não sou da área de saúde, não fiz medicina mas, me preocupo com uma boa alimentação, que é fundamental para termos melhor qualidade de vida - é que em alguns casos acho essas informações sobre ingestão de alimentos um pouco radical. Quase todas são 8 ou 80. Ou podemos, ou não podemos ingerir certos alimentos.
Mesmo assim, acho válidos nos informarmos, até mesmo para consultarmos nossos médicos acompanhantes. 
Vamos lá:


"Há milhões de hormônios no reino animal, mas apenas um hormônio é exatamente o mesmo entre duas espécies. Este hormônio é o chamado o fator de crescimento, semelhante à insulina ( fator de crescimento semelhante à insulina ( IGF - I) ) e é idêntico ao das vacas . Quando você  bebe um copo de leite, você dobra a quantidade de hormônio do crescimento no organismo e é então que o câncer aproveita o fator de crescimento para se espalhar de forma incontrolável" .

As células em humanos adultos não precisam de multiplicar como se multiplicam as do bezerro; afinal, um bezerro tem que ganhar mais de 100 quilos em poucas semanas .
Os cientistas descobriram que a ingestão de leite tratado com altos níveis de rBGH resulta em crescimento descontrolado na divisão das células em seres humanos. Em outras palavras, "câncer".

Os hormônios no leite são os fatores chave para todos os cânceres humanos : a própria Organização Mundial de Saúde ( OMS) afirma que o número de homens que sofrem deste câncer na China , onde , geralmente , não se bebe leite, é de 0,5 por 10.000;  enquanto no Reino Unido , que são grandes consumidores de laticínios - o número é 70 vezes maior.  A chave é, portanto, sem dúvida, o consumo de leite e produtos lácteos .
O homem é o único mamífero que após a amamentação continua a alimentar-se com leite, violentando o próprio corpo. Quando o leite é consumido na idade adulta seus benefícios podem se tornar armadilhas que podem desencadear doenças como o câncer de mama em mulheres e tumores de próstata nos homens.

O leite animal e seus derivados , creme, pudim , iogurte , sorvete,  etc - são atualmente os alimentos mais consumidos no mundo. As empresas elogiam suas propriedades nutricionais , como eles são ricos e que como são essenciais para manter os ossos saudáveis, graças à  à sua riqueza em proteínas, vitaminas e minerais , especialmente cálcio. Mas, isto é verdade ou são produtos que causam as mais diversas patologias?
 Os seres humanos são os únicos mamíferos que se alimentam do leite de outros animais, apesar de saber que cada mamífero produz leite  específico para sua espécie, e que a natureza fez com que seja ideal para as necessidades de sua criação e não para outra.

De fato, a Mãe Natureza providenciou para que os mamíferos suguem o leite diretamente do peito de suas mães , sem contato com um agente externo, exatamente por ser uma substância que se altera e contamina facilmente .

Os seres humanos , no entanto, convencidos de que é saudável continuar tomando, como adultos,  alteraram até as leis da natureza , a fim de mantê-lo em condição de consumo adequado . E, no entanto , há muitos indícios de que o líquido precioso está por trás de muitas das doenças que nos afligem hoje.
Obviamente, a composição do leite varia de acordo com cada animal, raça, comida que recebeu ,  idade , amamentação , a época do ano e o sistema de ordenha , entre outras variáveis.
Embora  o seu principal componente seja a água. foram acrescentados gordura ( ácidos graxos saturados e colesterol ) proteína ( caseína , lactoalbumina e lactoglobulina ) , carboidratos ( lactose, principalmente ) , vitaminas ( quantidades moderadas de A, D e grupo B ) e minerais ( fósforo , cálcio , zinco e magnésio ) . As proporções dependerão do tratamento dado à matéria-prima , de modo que não contém a mesma quantidade de gordura o  " leite integral " e o " leite desnatado ".

Mas, é realmente saudável ingerir leite e produtos lácteos ? Não são apenas muitos pesquisadores que não concordam com este ponto de vista , mas há estudos que questionam cada vez mais esta afirmação.
Como já disse no início, o texto é enorme e eu optei por dividi-lo,  para facilitar o resumo e também porque entendo que textos grandes demais são cansativos, ainda mais quando se trata de assunto que considero tão importante.
Gostaria de sugerir o seguinte: que tal, antes da publicação da segunda parte, vocês dessem a sua opinião pessoal sobre o consumo do leite? Como se sentem ao ingeri-lo? Gostam, ou não? Optam pelo integral ou pelo desnatado? Escreve ai, vai!
Estarei aguardando. Bjks. Neli Alves
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Denise disse...

Oi, Neli!
Obrigada pela visita carinhosa!
Bem interessante o seu artigo!
Bjs e ótimo final de semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com