Arquivo Google |
Embora as mulheres em idade fértil representem uma proporção relativamente pequena do número total de pessoas que sofrem de síndrome de Sjogren , o impacto desta doença nos resultados da gravidez não tem sido estudado extensivamente.
Pesquisadores da Itália publicaram recentemente um estudo em Comentários sobre Autoimunidade, em que avaliaram os resultados da gravidez em um grupo de mulheres com síndrome de Sjögren primária . O grupo de estudo consistiu de 22 mulheres com síndrome de Sjögren primária, com um total de 34 gestações. Seis das gestações ocorreram antes do diagnóstico , enquanto 28 gestações ocorreram depois que as mulheres foram diagnosticados com Síndrome de Sjögren primária .
Em conjunto , os pesquisadores avaliaram 136 gestações entre mulheres saudáveis (sem Sjogren ), que foram utilizadas para a comparação como grupo de controle.
A média de idade no momento do parto para o grupo de Sjogren ( 34,8 anos ) foi maior que o número para o grupo de controle (30,2 anos).
As principais conclusões deste estudo foram os seguintes:
- A taxa de aborto espontâneo era 10 vezes maior entre as mulheres com síndrome de Sjögren primária ( 30 %) em comparação ao grupo controle (saudável) (3%) .
- A taxa de partos prematuros, antes das 37 semanas de gestação, foi 8 vezes maior nas mulheres com Síndrome de Sjögren primária (39% ) em comparação com o grupo controle (5%) .
- A taxa de partos por cesariana no grupo com Sjogren (57%) foi também maior do que para o grupo controle ( 31%).
- O peso médio dos recém nascidos de mães com síndrome de Sjögren primária foi significativamente menor em comparação com o peso médio dos recém-nascidos para o grupo de controle.
Porque estas mulheres parecem estar em um grupo de maior risco para complicações na gravidez , os pesquisadores recomendaram uma abordagem multidisciplinar como estratégia de gestão ideal para mulheres com síndrome de Sjögren primária. Esta abordagem multidisciplinar seria, no mínimo, envolver uma equipe de médicos especialistas incluindo um obstetra , um reumatologista e um pediatra. O objetivo desta abordagem seria a de reconhecer e gerir potenciais complicações da gravidez o mais cedo possível , em um esforço para garantir o melhor resultado possível para a mãe e seu bebê .
Referencia: The impact of primary Sjogren's syndrome on pregnancy outcome: our series and review of the literature. Autoimmunity Reviews. Volume 13; pp. 103-107, 2014.
~~~~~~~~~~
Espero que lhes seja útil. Bjks. Neli Alves