A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




segunda-feira, 30 de maio de 2011

SOBRE VITAMINA "D" e SS

Outro dia, no grupo de discussão do Yahoo sobre SS, recebemos o seguinte post:
Estou com baixa de vitamina D e meu médico não descobre o que está ocasionando isso! Estou muito desanimada, não consigo fazer nada! Estou repondo com medicamentos mas não normaliza! Será que a SS provoca isso? Alguma de vocês já teve isso?
Eu nunca tive, ou, pelo menos, nunca soube. Para dizer a verdade, nem sabia que a vitamina D, sua falta, poderia estar associada às doenças autoimunes. Mas, como sempre que aparece um assunto novo tenho mania de pesquisar, encontrei alguns textos na Internet, como este que se segue:

A interação da vitamina D com o sistema imunológico vem sendo alvo de um número crescente de publicações nos últimos anos. Estudos atuais têm relacionado a deficiência de vitamina D com várias doenças autoimunes, como diabetes mellitus insulino-dependente (DMID), esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR).
O artigo faz uma revisão da fisiologia e do papel imunomodulador da vitamina D, enfatizando sua participação nas doenças reumatológicas, como o lúpus e a artrite reumatoide. (É um Artigo de Revisão - A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes - criado pelos Drs. Cláudia Diniz Lopes Marques, Andréa Tavares Dantas, Thiago Sotero Fragoso, Ângela Luzia Branco Pinto Duarte).

Segundo o artigo
A vitamina D, ou colecalciferol, é um hormônio esteroide, cuja principal função consiste na regulação da homeostase docálcio, formação e reabsorção óssea, através da sua interação com as paratireoides, os rins e os intestinos.
A principal fonte da vitamina D é representada pela formação endógena nos tecidos cutâneos após a exposição à radiação ultravioleta B.8-10 Uma fonte alternativa e menos eficaz de vitamina D é a dieta, responsável por apenas 20% das necessidades corporais, mas que assume um papel de maior importância em idosos, pessoas institucionalizadas e habitantes de climas temperados.
Daqui se deduz que a exposição ao sol, pelo menos 15 minutos ao dia, é responsável por mais ou menos 80% da vitamina D que necessitamos. A partir daí, os articulistas passam a falar da importância da vitaminha para o organismo e dos resultados se sua falta:
A principal função da vitamina D consiste no aumento da absorção intestinal de cálcio (...)
A deficiência prolongada de vitamina D provoca raquitismo e osteomalacia e, em adultos, quando associada à osteoporose,leva a um risco aumentado de fraturas. (...)
O nível ideal de vitamina D necessário para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico ainda não está definido.
De maneira geral, o efeito da vitamina D no sistema imunológico se traduz em aumento da imunidade inata associado a uma regulação multifacetada da imunidade adquirida.22 Tem sido demonstrada uma relação entre a deficiência de vitamina D e a prevalência de algumas doenças autoimunes (...)
Sugere-se que a vitamina D e seus análogos não só previnam o desenvolvimento de doenças autoimunes como também poderiam ser utilizados no seu tratamento. A suplementação de vitamina D tem-se mostrado terapeuticamente efetiva em vários modelos animais experimentais, como encefalomielite alérgica, artrite induzida por colágeno, diabetes melito tipo 1, doença inflamatória intestinal, tireoidite autoimune e Lupus Eritematoso Sistemico.
Apesar das evidências clínicas e experimentais de que a deficiência de vitamina D é um fator importante responsável por aumentar a prevalência de certas doenças autoimunes e dos seus efeitos imunomodulatórios comprovados, como já descrito anteriormente, pouco se sabe sobre os efeitos da reposição da vitamina D na prevenção e no tratamento dessas doenças, porém acredita-se que sua reposição tenha relevância no controle de rejeição de transplante e enxertos e na prevenção e no tratamento das doenças autoimunes. Em humanos, os estudos realizados são pequenos e não controlados, porém também parecem apontar para efeitos benéficos da suplementação da vitamina D na prevenção do desenvolvimento de doenças autoimunes, bem como na redução da gravidade da doença preexistente.
De tudo que lemos, apesar de não sermos especialistas, concluimos que:
1. A vitamina D é essencial.
2. No Brasil, um país com bastante incidência de sol, normalmente 10 minutos de exposição solar diária garantem as doses necessárias de vitamina D, segundo os estudiosos.
3. Quem sabe, sugerindo ao seu médico, ele não pede um exame de sangue para medir o nível de vitamina D e não recomende uma suplementação?
E, o mais importante: FALE SEMPRE COM O SEU MÉDICO, NÃO SE AUTOMEDIQUE!
Bjks. Neli Alves
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Anônimo disse...

Existe um médico em São Paulo, Dr. Cícero Galli Coimbra que trata doenças auto imunes com reposição em altas doses de vitamina D.

O telefone dele é 11-5908-5969

Neli Alves disse...

Obrigada por sua informação, vou repassar a algumas pessoas interessadas. Feliz 2013, Neli