A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sábado, 19 de junho de 2010

SUCO (SUMO) DE MANGOSTÃO

O nome é no mínimo esquisito. Mas, o site que pesquisei promete maravilhas desse suco, que os portugueses chamam de SUMO.
Arquivo Google - MANGOSTÃO

Todos sabem que eu vivo pesquisando sobre a SS. E, por esses dias, ví no forum yahoo um comentário sobre a utilização desse suco pela nossa amiga Tucha Santos.
A Tucha é uma portuguesa que tem liderado os movimentos sobre Sindrome de Sjögren em Portugal, e tudo que vi sobre SS, logo que tive o diagnóstico positivo, foi através do blog dela, que eu recomendo, principalmente para os que ainda não tiveram muito contato com o assunto. ( Sindrome de Sjögren - http://sjogren.weblog.com.pt/ )

Voltanto ao mangostão:

O que é?
O mangostão, cujo nome científico é Garcinia Mangostana é um fruto originário do sudeste asiático. Contudo, actualmente é possível encontrá-lo na maioria das zonas tropicais por todo o mundo, nomeadamente, Tailândia, India, Malásia e até mesmo no Brasil. O mangostão foi referido muitas vezes como "a Rainha das Frutas" pelo seu exótico e agradável sabor. Em muitas zonas, o mangostão é de tal forma popular que a procura chega, muitas vezes a superar a oferta.
Apesar de ser utilizado com fins terapêuticos há centenas de anos na Ásia, nunca foi trazido para o Ocidente (Europa ou América). Há 7 anos atrás chegou ao mercado Ocidental o Sumo de Mangostão Original e desde então o seu consumo tem aumentado exponencialmente.
Devido aos enormes benefícios reportados por pessoas que consomem o mangostão com regularidade, este fruto passou a ser alvo de estudos científicos (www.pubmed.gov - pesquise "xanthones" e "garcinia mangostana") que suportam consistentemente o seu potencial terapêutico. Estes estudos têm demonstrado que as propriedades terapêuticas do fruto são atribuídas às xantonas. As xantonas estão naturalmente presentes no fruto do Mangostão e são conhecidas pelas suas fabulosas propriedades antioxidantes. Para além de possuir mais de 40 xantonas na sua composição, o mangostão tem ainda algumas outras moléculas biologicamente activas, tais como catequinas, polifenóis e polissacarídeos.

Como podem ver, tudo que passei acima foi retirado de um site que oferece o suco de mangostão já pronto, vendido em garrafas que custam aproximadamente 35 euros!!!
E os resultados são para após 90 dias de uso, portanto, para nós, um pouco caro.
Vou continuar postando sobre o fruto, o suco e suas propriedades. Haja pesquisa. Bjks. Neli Alves
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

Anônimo disse...

Já agora, deixo-lhe o meu e-mail:
mangostaomais@gmail.com
Cumprimentos

Anônimo disse...

anonimo
Serve para que afinal? estava procurando sobre diabetes e apareceu isso..

eduardo thadeu disse...

tenho acesso com facilidade a matéria-prima e venho desenvolvendo alguns ensaios. busco auxilio para receitas e formulações para suco, polpa, xarope e suas conservações

eduardo thadeu disse...

tenho feito alguns ensaios desde meados do ano passado, uma vez que tenho fácil acesso à fruta e por um preço ínfimo perto do oferecido em portugal. busco apoio para receitas e formulações de sucos, polpas, xaropes, geleias, concentrados etc, além de técnicas para sua conservação.

Neli Alves disse...

Olá.
Temos poucas informações aqui no Brasil. Imagino que já tenha visto os sites que existem. Em Portugal também tem excelentes sites sobre o assunto, você já pesquisou?
Boa sorte para você. Neli