A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




domingo, 30 de outubro de 2016

DORES, MUITAS DORES

Continuo sofrendo com a dor no braço direito.
Apesar do Pilates, mil exercícios de alongamento, medicamentos...
Tá dureza!
Continuo na luta.
Costurando, fazendo meu crochê. Não há como parar.
Tenho aproveitado as pausas para ler alguns artigos.  Andava meio distanciada da Internet, por estar sem meu PC. Pelo  telefone, algumas atividades ficam mais difíceis.
Gostaria de sugerir a leitura dos um artigos do site http://healthcareplans.pw.
Ele é escrito em inglês, e há a possibilidade de tradução para outras línguas. A tradução para o português não é das melhores mas, dá para entender.
Há um leque enorme de possibilidades: Fibromialgia e doenças oculares, Fibromialgia e tosse, enfim, quase tudo sobre fibro - e outras doenças também.
Lembrem-se: cada paciente é único. Se alguma descrição de sintoma, exercício ou medicamento, chamar sua atenção, fale com seu médico.
Em especial, NÃO RECORRA À AUTOMEDICAÇÃO!!!
E mantenha-se informado. O blog da ABRAFIBRO está sempre atualizado e a nosso serviço.
Também há várias paginas interessantes no facebook, entre elas a minha: DOENÇA AUTOIMUNE
Acompanhe.
Beijos doloridos! Neli Alves
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Pepa disse...

Oi Neli, são tantas doenças que as vezes conseguir um tratamento adequado pode demorar muito, enquanto isso o paciente sofre.
Que sua semana seja iluminada,
beijos,
Vi

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida Neli!
Melhoras em termos de saúde física, emocional e psicológica sempre...
Deus é com vc!
Bjm muito fraternal