|
Macrófagos Residentes |
No grupo de portadores de SS do Yahoo, encontrei vários depoimentos de pessoas que estão sendo tratadas com CANOVA, um medicamento homeopático, relativamente novo, usado no tratamento de doenças autoimunes.
Logo me interessei, claro.
Todos sabem como somos desejosos de encontrar uma resposta positiva para os nossos males.
E visitando o site encontrei algumas informações a respeito que acho importante divulgar. Vejam que não ganho nada, não estou fazendo propaganda, estou alertando para um medicamento que, pelo menos para mim, é novidade.
Primeiro vamos esclarecer o que é auto-imunidade:
"Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença auto-imune. Exemplos famosos incluem a diabetes mellitus tipo 1, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e artrite reumatóide, etc. São doenças que surgem quando a resposta imunitária é efetuada contra alvos existentes no próprio indivíduo. Respostas auto-imunes são frequentes, porém transitórias e reguladas". (Fonte: http://www.canovadobrasil.com.br)
Trocando em miúdos, doença autoimune é aquela em que o organismo reage contra si mesmo.
Como acontece:
"O macrófago é uma célula que se encontra presente em todos os tecidos do organismo e apresenta funções importantes no sistema imune. A ingestão de partículas estranhas e seu processamento levam á ativação do sistema imune através da apresentação de antígenos aos linfócitos, da secreção de substâncias capazes de regular o sistema imune e da elaboração de substâncias capazes de destruir outras células e organismos. (...)
Nos indivíduos adultos, os macrófagos têm origem em uma célula pluripotente mielóide, presente na medula óssea. Os pró-monócitos dão origem aos monócitos, que saem da medula óssea e ganham a circulação sanguínea. Os monócitos permanecem na circulação por cerca de 1-3 dias, de onde migram para os diversos tecidos, onde se diferenciam e formam uma população residente de macrófagos, com tempo de vida variando entre 2 e 4 meses. (...)
Desordens no sistema imunológico podem ser a causa de muitas enfermidades, desde doenças autoimunes, até síndromes de imunodepressão. Em acréscimo a isso a responsividade do sistema imune determina de maneira decisiva o prognóstico do paciente e uma resposta imune inadequada ou insuficiente podem significar a perda da luta do organismo contra a doença. Pensando desta forma é que cada vez mais médicos e pesquisadores tem se interessado por medicamentos e terapias que atuem como moduladores da resposta imunológica, visando “regular”, o organismo para responder de forma adequada qualquer estímulo agressor, sem causar efeitos colaterais ao mesmo.
A maioria dos tratamentos médicos é efetiva no controle das doenças, porém muitas vezes produzem efeitos colaterais indesejados. A homeopatia é um método de tratamento que busca intensificar os mecanismos de cura do próprio organismo e que de maneira geral não apresenta toxicidade, fazendo com que esta especialidade médica seja cada vez mais utilizada.
O
Canova® é um medicamento homeopático que vem sendo utilizado com sucesso no tratamento de muitos pacientes, os quais necessitam que seu sistema imunológico seja estimulado. A medicação Canova® é prescrita em associação aos medicamentos alopáticos usuais, recomendados as suas doenças. Os pacientes apresentam melhora nos sintomas e, principalmente, na qualidade de suas vidas. Além disso, o Canova® parece amenizar os efeitos colaterais dos demais medicamentos, quando estes são utilizados em conjunto." (
Fonte: http://www.canovadobrasil.com.br)
Amigas e amigos, vou pesquisar mais sobre esse medicamento e vou falar com meu médico. Ele me acompanha já há algum tempo e, com certeza, vai me dar uma resposta confiável. Espero que vocês façam o mesmo: conversem com seu médico, a automedicação não é legal, e pode até tornar-se perigosa em alguns casos. Bjks.