A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ANO NOVO!!! VIDA NOVA???

arquivo Google

Quem me conhece sabe que eu não sou de me queixar. Há anos convivendo com a SS, raramente falo sobre isso com alguém. Vou ao médico e desabafo, mas em casa me calo. 
Se gostasse de me queixar e de remoer dores, poderia falar sobre: 
1. DORES NAS PERNAS - às vezes sinto que não vou mais andar.
2. DORMÊNCIAS NAS DUAS MÃOS (o dia inteiro, mais à noite)
3. CANSAÇO,FRAQUEZA,FADIGA
4. SENSIBILIDADE NA PELE (ardência, escamação, fissuras, perda da coloração - eu era morena, estou ficando branca como o Michel Jackson.
5. DORES MUSCULARES E ARTICULARES
6. DORES NOS JOELHOS - descer escada é um tormento, descer do ônibus então!
7. DORES NA LOMBAR
8. RESSECAMENTO DA PELE DO ROSTO
9.SENSIBILIDADE AO FRIO
10.IRRITABILIDADE -com tudo e com todos
11.SECURA NOS OLHOS
12. RESSECAMENTO DA NARINA -não sangra porque uso o soro a toda hora
13. DIFICULDADE DE ENGOLIR todos os alimentos, em especial os secos
14. TOSSE SECA E FREQUËNTE
15. SECURA NA BOCA, LÍNGUA
16. ARDÊNCIA E INFLAMAÇÃO DAS GENGIVAS
17. PERDA DOS DENTES
Acho que é só isso!
Ainda bem que é só isso!!!
Deixei para falar sobre os dentes por último porque é o que mais me atormenta hoje. Acabei de chegar do dentista. Duas coroas cairam durante as festas de final de ano e eu as colei com Super Bond. Dois dentes naturais estão oscilando e podem cair a qualquer momento. A gengiva está "um horror" - palavras da dentista.
E (sempre há um "e" ou um "mas" na vida dos portadores de SS)... E, não há possibilidade de fazer um implante, "porque a gengiva certamente vai rejeitá-lo"! Usar próteses (inferior e superior) não me assusta, mas segundo a dentista, "sabe Deus qual será o resultado", e "pode haver rejeição", e "pode não haver líquido suficiente para formar o váculo que firma a prótese".
Estou entre a cruz e a espada, ou, como diria minha avó "entre a cruz e a caldeirinha".
Fico pensando com meus botões: SERÁ QUE DEVO DESEJAR A TODOS UM FELIZ ANO NOVO?
Bjks. Neli Alves
Comentários
7 Comentários

7 comentários :

Káthia Marchand disse...

Neli,
Vc sabe que eu sou uma pessoa que fala as coisas, assim ... sem enfeitar, não falo prá agradar a ninguém.
Mas, vou te dar um motivo para levantar e seguir como tem feito até agora.
Eu sei que nem é fácil mesmo, deve ser super chato conviver com todas essas situações, e ainda não poder contar com algumas soluções que pode ser o caso dos dentes.
Sem falar que dá vontade de mandar todo mundo prá puta que pariu! Eu sei!

Você está viva e me serve de exemplo, vc tem uma doação dentro de ti que é espetacular.
Aí vc me pergunta:
- De que me adianta essa merda, se eu não fico curada agora?!
Eu respondo:
- Todos temos uma cruz para carregar.
E não nos desvencilhamos dela até o dia que Deus mandar.
Eu conheço uma pessoa que não consegue viver bem com ninguém a sua volta. Está com Aids, é uma mulher nova, de 28 anos.

Sempre foi fiel, namorava o sujeito há 8 anos, resolveu morar com o filho da puta coisa de 1 ano atrás.
Bastou isso, e a família foi contra.
Primeiro pq achavam ele um canalha, e ela nunca acreditou.
Segundo, porque ela é linda e trabalhava, ele ... um eterno desempregado, culpando todos os bicos que fazia e era demitido.
Chagava atrasado, faltava, fazia mal o trabalho ... ninguém aguenta um merda desses.
Ela aguentou. Era apaixonada!

Depois de um tempo a família sentou comigo e pediu conselhos, nós éramos muito amigas. Decidimos seguir o pilantra e fotografar tudo, mostrar para ela ver se acreditava.
Não adiantou!

Ela disse que ele fez isso pq estava brigado com ela, e queria provocar ciúmes.
Ele passava a noite em boates, e um belo dia, por todos os sintomas nela apresentados, achamos que estava com Aids.
Acertamos!
A vida dela acabou!
Toma os coquetéis, caiu o cabelo, a pele está manchada. Tinha um futuro promissor como modelo de fotos.
As vezes ela transpira sangue, porque os rins estão parando, tudo isso pq o medicamento está ajudando de um lado e destruindo por outro.

Uma mulher linda, acabada!

Vc é linda, tem ideias maravilhosas, ajuda as pessoas, escreve super bem, com dentes ou sem eles é ainda maravilhosa, viaja, é amada... e tudo mais.
A minha amiga virou um zumbi.

O cretino faz tratamento e está ótimo, nem parece aidético. Ela virou um mulambo de gente.
Está agora com 40 kilos, tem 1,75 de altura. Imagina o caniço?
Não come, não dorme pq tem falta de ar, não aguenta andar pq está fraca demais, seus ossos doem e anda de carro com uma viseira, para que a luz não machuque a retina dos olhos.
Tem inflamações constantes por causa do medicamento.

O médico disse que a família precisa se conformar com a morte dela que já tem dia e hora marcada.
A menina mesmo pediu para que não medicassem ela mais. A família está no dilema se sim ou do não.

Viu como vc pode e deve dizer Feliz ano novo prá mim, para todos e inclusive vc?
Eu te amo como vc é!
Eu tenho dores nos joelhos (artrite)
Eu tenho Sindrome do Túnel do Carpo nas duas mãos e agora no pé esquerdo.
Eu tenho motivos de sobra para dizer que eu amo a vida, e quero viver mesmo gorda, com todos os problemas.
Entende?

Vc é linda!
Eu te amo!

Muitos beijos, saúde, e que vc continue sendo a minha amiga hoje e sempre!

Neli Alves disse...

Amiga é amiga mesmo. SEja virtual ou real. Nada mais real que nossa amizade.
Querida, no fundo do meu coração eu aceito tudo que você me diz e creio em Deus, que é o Senhor de todas as coisas e nada que acontece no mundo, acontece sem a Sua permissão, não por castigo, mas para possamos aprender com o sofrimento, crescer e nos tornarmos melhor.
Bendito quem tem uma amiga como você, presente nas horas da tristeza e desamparo.
Eu estava mesmo muito só e triste quando escrevi o post. Não sou de desanimar!!!
Vamos em frente, sempre fazendo o bem e dando graças a Deus. Bjks e mais bjks. Neli

Káthia Marchand disse...

Que bom!
Eu te admiro tanto mulher!!!!
Quando quiser desabafar, conte comigo.
Me manda email, e a gente fala uma dúzia de palavrões, chuta o balde e pronto!
Hahahahahaahahahahahaahahaha ...

O que é a vida, se todos os momentos fossem maravilhosos?
Sinceramente?
Eu acho que seria muito chato!
hahahahahahahahahaha ....

Não sou louca não!
Sou sincera!
Acho que seria muito chato.
A gente precisa de vez em quando ser pegas pelo
acaso, pela surpresa!!!!
Tudo isso prá dar a volta por cima.
É na pressão que conhecemos a nossa força!
Aí a gente exercita a Fé, exatamente por não estarmos seguros.

Beijos imensooooooooooooossss!!!!

Káthia Marchand disse...

: )

Neli ... quer fazer o favor de tirar essa verificação de palavras aqui do Delícia?


hahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha ...

Vc fez a propaganda do Blog O Gato Mia, e eu segui, inclusive até coloquei lá no Blog, e quando chego aqui, o seu está com a verificação de palavras... hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha ...
Garota, vc me mata de rir!

Um beijo enorme Neli!

Ps.: Viu porque eu te amo??? Hahahahahahahahaahahhahahahahahahahahahahahaha

Amanda disse...

Oiii,tem uma frase de que gostei muito do livro A Cabana (não sei se vc já leu, se não, leia)
''Agora posso ver que gastei a maior parte do meu tempo e da minha energia tentando adquirir o que eu achava que era bom (...) E gastei uma quantidade gigantesca de energia e preocupação temendo o que determinei que era mau''.

Neli Alves disse...

Amigas, obrigada pela visita.
Amo vocês.
Kátia, eu tirei as letrinhas OK? Bjks

Tainah disse...

Neli, é horrível mesmo ter uma doença que poucas pessoas conhecem e que não tem uma "cura" certa, entendo o que você passa. Mas olha sobre a sua pergunta no final do post, nós sempre devemos pensar que será tudo melhor, pq se não realmente não será.
Então mesmo com todos esses problemas procure se manter positiva e rodeada de coisas boas e pessoas queridas, isso te fará sentir melhor!
Te desejo tudo de bom esse ano e que seus "tormentos" dimunuam! ;]
Beijossss