A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




quarta-feira, 21 de maio de 2014

RESULTADO DA GRAVIDEZ NA SINDROME DE SJÖGREN (*)


Arquivo Google
(*) Resumo de tradução

Embora as mulheres em idade fértil  representem uma proporção relativamente pequena do número total de pessoas que sofrem de síndrome de Sjogren , o impacto desta doença nos resultados da gravidez não tem sido estudado extensivamente.
Pesquisadores da Itália publicaram recentemente um estudo em Comentários sobre Autoimunidade, em que avaliaram os resultados da gravidez em um grupo de mulheres com síndrome de Sjögren primária . O grupo de estudo consistiu de 22 mulheres com síndrome de Sjögren primária, com um total de 34 gestações. Seis das gestações ocorreram antes do diagnóstico , enquanto 28 gestações ocorreram depois que as mulheres foram diagnosticados com Síndrome de Sjögren primária .
Em conjunto , os pesquisadores avaliaram 136 gestações entre mulheres saudáveis (sem Sjogren ), que foram utilizadas para a comparação como grupo de controle.
 A média de idade no momento do parto para o grupo de Sjogren ( 34,8 anos ) foi maior que o número  para o grupo de controle (30,2 anos).

As principais conclusões deste estudo foram os seguintes:

  1.  A taxa de aborto espontâneo era 10 vezes maior entre as mulheres com síndrome de Sjögren primária ( 30 %) em comparação ao grupo controle (saudável) (3%) .
  2.  A taxa de partos prematuros, antes das 37 semanas de gestação, foi 8 vezes maior nas mulheres com Síndrome de Sjögren primária (39% ) em comparação com o grupo controle (5%) .
  3.  A taxa de partos por cesariana no grupo com Sjogren (57%) foi também maior do que para o grupo controle ( 31%).
  4. O peso médio dos recém nascidos de mães com síndrome de Sjögren primária foi significativamente menor em comparação com o peso médio dos recém-nascidos para o grupo de controle.
Com base nos resultados deste estudo, os pesquisadores concluíram que a doença autoimune subjacente em mulheres com Síndrome de Sjögren primária está presente durante toda a gravidez e que pode impactar significativamente a gravidez .
Porque estas mulheres  parecem estar em um grupo de maior risco para complicações na gravidez , os pesquisadores recomendaram uma abordagem multidisciplinar como estratégia de gestão ideal para mulheres com síndrome de Sjögren primária. Esta abordagem multidisciplinar seria, no mínimo, envolver uma equipe de médicos especialistas incluindo um obstetra , um reumatologista e um pediatra. O objetivo desta abordagem seria a de reconhecer e gerir potenciais complicações da gravidez o mais cedo possível , em um esforço para garantir o melhor resultado possível para a mãe e seu bebê .

Referencia: The impact of primary Sjogren's syndrome on pregnancy outcome: our series and review of the literature. Autoimmunity Reviews. Volume 13; pp. 103-107, 2014.

~~~~~~~~~~
Espero que lhes seja útil. Bjks. Neli Alves
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :