A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




terça-feira, 18 de maio de 2010

EXAMES RECOMENDADOS PARA TIRAR AS SUAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO À SS

Teste de Schrimer -  Arquivo Google


Alguns exames podem ser úteis para o diagnóstico de Síndrome de Sjögren (SS), dentre os quais:

- Teste de Schirmer para medir a produção de lágrima e
- Teste de corante Rosa Bengala com observação através de lâmpada especial para avaliar o filme de lágrima do olho (estes exames são feitos por Oftalmologistas);
- A medida da produção de saliva, exames das glândulas salivares
- e/ou biópsias das glândulas salivares secundárias localizadas nos lábios com o objetivo de determinar a presença de linfócitos (exames realizados por Cirurgiões Dentistas)
- Exame de sangue para marcadores específicos ou autoanticorpos indicativos da Síndrome de Sjögren (SS-A ou SS-B). Estes testes não são definitivos, porque nem todas as pessoas com Sjögren apresentam resultados positivos para estes autoanticorpos (este exame é solicitado por um Reumatologista).

Resultados positivos para esses testes, também não significam que você tem a doença. Só o seu médico, após avaliar o conjunto dos resultados, vai poder dizer se você é portadora da Sindrome de Sjögren.
Não adie mais, procure seu médico e informe a ele que você tem sintomas (relate quais) e peça ele que solicite os exames. Bjks. Neli Alves
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Anônimo disse...

Olá! Estou com meus olhos secos a 3 meses, a 2 fui a um otorrino e comentei com ele, ele me afirmou com todas as letras que eu tinha alguma doença reumatológica. Comecei a ler na internet e fiquei horrorizada, quanto mais lia mais triste ficava... Fiquei com tanto medo que entrei em depressão, pois só tenho 26 anos. Com muito medo de ir a um reumato fiz todos os exames por conta própria pois meu marido e médico anestesiologista eu pegava os pedidos e fazia... Fiz 60 exames sericos, TC com contraste... O único exame que deu positivo foi uma gastrite. FAN negativo, FR, VHS, PCR, CPK, Anti ro e Anti La ... Criei coragem e fui em um reumato que me falou que a minha chance de ter Sjogren era zero. O que eu gostaria de saber e se devo procurar outro, pois e vários textos que li diz que só os exames laboratoriais não dizem muito ou se posso confiar? Não tenho boca seca apesar de ter tido uma obstrução no ducto salivar, não fiz exames nos olhos, mas faço acompanhamento com oftalmo que diz que meus olhos são bons. Sinto a dor na lateral do rosto, porém sem inchaço, que não e freqüente. Gostaria muito da sua opinião. Bjus e Obrigada!