A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sábado, 15 de maio de 2010

VOCÊ TEM SS? Fique de olho nesses conselhos:

1. Use lágrimas artificiais, mesmo que ainda não sinta grandes problemas de secura .

2. Para dormir, utilize de preferência gel lubrificante para aliviar a secura dos olhos, em lugar dos colírios líquidos - eles tem efeito mais prolongado.

3.Quando for dormir em ambientes com ar condicionado ou ventilador, proteja os olhos com uma máscara - ventiladores e ar condicionado são um perigo para os pacientes com SS.

4. Evite permanecer em ambientes com ar condicionado e ventiladores (cuidado com as visitas aos shoppings - sempre há um ar condicionado ligado).

4. Para manter a boca húmida, beba com frequência água com umas gotas de limão.

5. Visite regularmente o dentista e faça limpezas periódicas do tártaro.

6. Mantenha a boa higiene oral, escovando os dentes toda vez que ingerir alguma coisa e faça uso de enxaguatório bucal sem álcool.

7. Tanto quanto puder, restrinja o uso de açúcares, chocolates e comidas condimentadas para evitar a decomposição rápida dos dentes e fissuras na língua e bochechas.

8. Utilize “SEMPRE” chicletes sem açúcar, para estimular a produção de saliva.

9. Evite bebidas alcoólicas e as que contenham cafeína e chocolate, pois elas aumentam a secura da boca.

10. Proteja os olhos evitando exposição ao vento e ao sol. Um óculos de sol bem escolhido é essencial.

11.Use e abuse das loções hidratantes na sua pele e das soluções salinas no nariz.
FONTE: Blog - Sindrome de Sjögren - autora: Tucha Santos - Portugal
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :