A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sábado, 3 de julho de 2010

TEMPO DE VIAGEM

Estive fora de BH. Fui visitar a filha, genro e a neta. Passei alguns dias com eles e sempre que estou lá me sinto melhor. Além do emocional, pesa a humidade do ar. Estava bem frio e húmido, o que é pior para as dores e melhor para a secura de olhos, nariz e pele.
Antes de viajar tive uma bela inflamação nos olhos. Inchados e purgando. Pensei que fosse conjuntivite, mas na verdade foi uma inflamação das glândulas lacrimais. Sentia dor até na pontinha do dedo do pé e os cílios inferiores cairam quase todos. A cada dia aparecem novidades!!!
Mal cheguei e já sinto a ação do ar seco.  Vou seguindo...
Como disse uma amiga, envelhecer tem suas vantagens:
  • Os seqüestradores não se interessam mais por você. 
  • De um grupo de reféns, provavelmente será um dos primeiros a ser libertado.  
  • Ninguém mais o considera hipocondríaco.
  • As coisas que você comprar agora não chegarão a ficar velhas.
  • Você pode viver sem sexo, mas não sem os óculos.  
  • Você pára de tentar manter a barriga encolhida, não importa quem entre na sala. 
  • As suas articulações passam a ser mais confiáveis do que serviço de meteorologia.
  • Uma noite e tanto, significa que você não teve que se levantar para fazer xixi.
  • As rugas somem do seu rosto quando você está sem sutiã.
KKK. Só rindo! Bjks. Neli Alves
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

Anônimo disse...

Cara Neli:tambem tenho SSe meu problema principal eh nos olhos e pulmao.Tive infeccao nas glandulas lacrimais e foi minha pior fase.Ja nao tenho lagrimas ha muito tempo(choro seco),mas com essa infeccao chorei pus.A dor,a irritacao e a fotofobia se tornaram insuportaveis.Porem o pior de tudo foi o edema palpebral que me impossibilitou de abrir os olhos.Foi horrivel.Gotas antibioticas nao ajudaram e eh absolutamente necessario tomar antibioticos oralmente.Eu moro em Israel e o que seria correspondente no Brasil eh o Clindal da Merk(500 mg em jejum 1vez ao dia) ou Vibramicina de 100mg (2 comprimidos de uma vez apos uma refeicao grande uma vez ao dia).Geralmente quem nao eh alergico a penicilina tolera muito bem esses medicamentos.O vibramicina eh o melhor de todos.Na realidade foi o que me salvou.qualquer pergunta meu email eh:jackelineschlotterbeck@yahoo.com.br
Desejo a voce pronto restabelecimento.
Jackie

Neli Alves disse...

Obrigada Jackie.
O pior de tudo foi exatamente a intolerância à penicilina. Sou absolutamente alérgica a ela!!!
Sofri muito, mas vou me recuperando devagar. Nossa vida é uma completa loucura!
Bjks. Neli Alves

Anônimo disse...

Me premita corrigir um erro:O clindal(azetromicina) e a Vibramicina(doxiciclina)podem ser tomados pelos que sao alergicos a penicilina.A penicilina NAO SERVE PARA INFECCOES OCULARES, pois nao atinge com eficacia os TECIDOS MOLES.A vibramicina tem que ser tomada quando o estmago esta BEM CHEIO, de preferencia no almoco (2 comprimidos de 100 mg uma vez ao dia).Os efeitos sao maravilhosos,as melhoras se sentem apos 2 horas e depois de 5 dias a infeccao some.Ja o Clindal ou qualquer tipo de azetromicina tem que ser tomado em jejum(1 hora antes da refeicao ou 3 horas apos a comida),pois a comida prejudica em 50% a absorcao do remedio!!Eu tomava de madrugada quando me levantava para o banheiro, pois assim nao tinha que calcular o horario das refeicoes.Da diarreia passageira.Ambos os antibioticos sao UMA VEZ AO DIA.Estarei no Brasil(Rio) em agosto e vou aproveitar que se compra tudo sem receita.Se voce tiver qualquer pergunta,fique a vontade,que o meu oftalmo e super legal(me salvou de ficar cega)e eh um grande medico e responde a todas as perguntas.Ele tambem da aula na universidade e tem varios pacientes com SS.Um grande abraco,
Jackie

Anônimo disse...

Sou eu de novo:Em espanhol esta a lista dos antibioticos proibidos e permitidos para os alergicos a penicilina...
Si eres alérgico a la penicilina o alguno de sus derivados (amoxicilina, cefalosporinas, etc ...) y/o has tenido una reacción de urticaria, angioedema o problemas de alergia con penicilinas no debes tomar antibióticos como:

1. Penicilinas y derivados sintéticos: Azlocilina. Penicilina. Ampicilina. Amoxicilina. Bacampicilina. Carbenicilina. Cloxacilina. Metampicilina. Piperacilina. Imipenem. Sultamicilina.
2. Cefalosporinas (de primera, segunda y tercera generación): Cefalexina. Cefradina. Cefradoxilo Cefaclor. Cefalotina. Cefapirina. Cefazolina. Cefixima. Cefuroxima. Cefpodoxima. Ceftibuteno. Cefamandol. Cefminox. Cefonicida. Cefotaxima. Ceftizoxima. Ceftriaxona. Cefoperazona. Ceftazidima. Cefoxitina. Cefmetazol. Grepafloxacino, etc ...

Como alternativas a la penicilina puedes tomar (sólo con receta médica, no se automediquen):

1. Macrólidos: Azitromicina. Claritromicina. Eritromicina. Espiramicina. Roxitromicina. Dietilmidecamicina. Troleandomicina, etc.
2. Tetraciclinas: Doxiciclina. Oxitetraciclina, etc.
3. Sulfamidas: Trimetoprim-sulfametoxazol, etc.
4. Quinolonas: Ácido nalidíxico. Ácido pipemídico. Norfloxacino. Ciprofloxacina, etc.
5. Aminoglucósidos: Gentamicina. Tobramicina. Kanamicina. Amikacina. Netilmicina. Sisomicina, etc.
6. Otros: Vancomicina. Lincomicina. Clindamicina, etc. (read less)

Neli Alves disse...

Muito obrigada. É uma informação e tanto. Vou repassá-la a alguns portadores que ficam nessa angústia de não poderem tomar penicilina e derivados. Quanto à automedicação, não se preocupe. Jamais tomo qualquer medicamento sem me informar. Já tive edema de glote e tenho pavor de ter de novo! Bjs e boa viagem ao Brasil.
Se vier a BH, terei prazer em encontrá-la.

Makeup by Mommy (ROSANE) disse...

È VERDADE NELI...OS PORTADORES DE SS FICAM MEIO QUE PERDIDOS..NO FRIO OU NO CALOR..DE QUALQUER FORMA DEPENDENDO DE COMO A SS AFETA NOSSO ORGANISMO, O TEMPO INTERFERE DE MANEIRA NEGATIVA.
iNTERESSANTE O ALERTA SOBRE MEDICAMENTOS E ESSA SEMANA MEU MÉDICO DISSE QUE NÃO 'DEVEMOS' TOMAR VITAMINAS, POIS FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO, MAS ELE RECOMENDOU ACTIMEL QUE COLOCA EM NOSSO INTESTINO BACTÉRIAS QUE DESTROEM AS BACTÉRIAS NOCIVAS, ALIÁS UMA DAS PARTES DO TRATAMENTO DA NUTROLOGIA. ELE ASSISTIU A UMA PALESTRA SOBRE ESSE NOVO PRODUTO DA DANONE. DESDE ENTÃO TENHO TOMADO, MAS APENAS UM POR DIA..NÃO PODE TOMAR COMO TOMAMOS OUTROS YOGURTES.
JÁ FALOU PARA A JACHIE ENTRAR NO GRUPO DO YAHOO?
INTERESSANTE OS CONHECIMENTOS DELA...SERÁ BEM ÚTIL!!
SENTI SUA FALTA..PENSEI QUE NÃO ESTIVESSE BEM..QUE BOM QUE MELHOROU!!
BJS