A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




domingo, 1 de setembro de 2013

CADASTRO DE PORTADORES DE SINDROME DE SJOGREN



Seguidores e amigos,
tendo em vista que, para lutar por nossos direitos como portadores de uma doença autoimune, é necessário que tenhamos, pelo menos, uma idéia de quantos somos no Brasil e que nosso país não tem um cadastro de portadores e nem pesquisas sobre a doença, estamos publicando, no nosso  perfil do facebook,o recado abaixo.
Como alguns de vocês talvez não tenham um perfil lá, estamos fazendo a mesma solicitação aqui, para que todos tenham acesso e possam também convidar outros amigos e parentes para participar.
O Cadastro deve ser preenchido pela pessoa que tem diagnóstico de SS, por favor.

Amigo/a do face,
se você é portador/a da Sindrome de Sjögren - S.S., já diagnosticado/a, por favor, participe do cadastro que estamos organizando, para lutar por nossos direitos. A iniciativa é da Sonia Maria Rossi, autora da página Portadores da Sindrome de Sjögren, aqui no facebook.
Para efetuar seu cadastro, é preciso enviar um email para ela
 email: sonecarossi@hotmail.com
coloquem nome, qual a área do corpo afetada pela SS, idade, sexo, cidade e estado, se morar no Brasil, e também país, no caso de morar fora do Brasil.
Lembrem-se, unidos seremos mais fortes.
Espero que vocês participem. Nossa luta será grande e todos somos importantes mas, alguém tinha que dar o primeiro passo e a Sonia é uma guerreira e, certamente, vai ser um pilar para conquistarmos nossos direitos.
Se quiserem fazer esse apelo em seus blogs, páginas nas redes sociais e enviar emails a conhecidos portadores, fiquem à vontade, inclusive para copiar o nosso texto acima.
Aguardo a colaboração de todos. Bjks. Neli - Iaiá Arteira
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

Milene Galvão disse...

Parabéns Neli, pela bela iniciativa!
bjos

Anônimo disse...

amiga sou de porto alegre e aqui e muito difícil ate médicos saber que existe esta doença,faz 6 meses que busco ajuda e não encontrei nada ainda !tem 61 anos não esta fácil!

Anônimo disse...

amiga hoje ficou confirmado o ss que tenho ,sou de porto alegre já mandei o meu email para vc!agora tenho que buscar muito em especial DEUS!

Denise disse...

Nossa, quanta doença desconhecida e inimaginável existe!
Muito interessante a postagem!
Um ótimo final de semana para você!
Abraços.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Anônimo disse...

Neide eu tenho a síndrome e achei quem curou pacientes do sjogren.
Dr. Lair Ribeiro. Médico ,Cardiologista, Nutrologo e outros. No site dele tem um DVD sobre a cura e não só do sjogren como de outras doenças tais como Hiv,Aids, Câncer, as Autoimunes e as neurodegenerativas.Ele da aula de pós graduação para Médicos. O melhor da estória é que o remédio principal é o mais barato que se possa imaginar em uma farmácia para tal. Elizabeth www.space-contemporaneo.com

Anônimo disse...

Olá sou portadora da SS há pelo menos 5 anos e desenvolvi polineuropatia estou um pouco confusa em relação a esta doença estou tomando uma medicação pregabalina que acaba comigo vivo sonolenta ,bom gostaria de saber se ela tem relação com sjogren.muito obrigada