A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




domingo, 31 de outubro de 2010

SERÁ QUE EU AGUENTO?

Pessoal, são 20 horas e 20 minutos e eu fico pensando: será que eu dou conta de 4 anos dessa mulher? Com tantas dores, liquens, desânimo e outros sintomas, será que quem tem SS vai aguentar mais essa?
Ai meus sais!!!
Que vontade de tomar meu jatinho e ir parar numa ilha grega, ou quem sabe no Taiti!
Eu quero ir sofrer em Paris!
Depois falam que dinheiro não traz felicidade. Claro que traz! Se eu tivesse muito dinheiro iria sofrer à sombra da Torre Eiffel!!!
Enfim, reclamar agora não vai adiantar... mas para mim, acostumada ao sofrimento mais um talvez não faça diferença...
Boa noite para quem votou nela! Pesadelos para nós. Bjks. Neli Alves
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

ROSANE F, 44 ANOS disse...

Concordo!!!!!
Quero ir sofrer em Veneza com meu marido e passear de balsa mesmo em meios as dores..dar um beijo romântico e de agradecimento mesmo sabendo da dificuldade de sair do barco depois..rsrsrs
Mas valerá a pena!!!
Ainda dá tempo!!!
òtimo post!