A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sábado, 17 de setembro de 2011

O PODER DA RAIZ DE GENGIBRE

 
Como sabem, participo de um grupo de discussão sobre Sindrome de Sjögren, no Yahoo, e sempre recebemos textos de interesse dos portadores, como este que repasso abaixo.
Ele foi enviado pela participante do grupo, Marcy Vasvary:

"Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão. Cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite, porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc.
Ele contém 12 compostos diferentes que combatem a inflamação. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais. Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre.
Seguem algumas dicas para você ter uma boa dose diária de gengibre:
  • Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem; ele vai adicionar um sabor revigorante a qualquer prato de carne e vegetais. Complemento: A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais vendem gengibre em pó, em comprimidos ou cápsulas. Procure por um extrato com gingerols 5%.
  • Use uma compressa de gengibre sobre as zonas doloridas: Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.
Chá de gengibre é barato. É muito fácil. O gosto é ótimo. E cura.

Aqui está uma receita usada pelo Dr. Al Sears:
* Quatro copos de água;
* Um pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre descascado e cortado em fatias;
* Limão e mel a gosto. Se preferir, use laranja no lugar do limão. Fica ótimo!
Ferva a água numa panela com fogo alto. Assim que começar a fervura adicione as fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos. O chá está pronto! Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja".

Vocês devem estar pensando que este blog vai se especializar em culinária... não é verdade. Estou sempre em busca de tratamentos naturais e efetivos, que caibam nos nossos bolsos. Se alguém usar, pode por favor escrever-nos, contando a sua experiência? Todos vamos agradecer. Bjks. Neli Alves
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

Káthia Marchand disse...

Oie Nely!!!!

Estou me esforçando ao máximo para ver se dá certo essa nova idéia.
Essa coisa de Síndrome do Túnel do Carpo nas mãos, me impedem de trabalhar com digitação e esforços.
Nas festas vão ter esforços, mas, eu posso alternar com outras funções.

Tomara que dessa vez a coisa vá em frente!

Eu preciso é ir ao reumatologista, porque sinto que o joelho tá indo para o beleléu ...

Essa coisa de idade é fogo!

Que merda!!! hahahahahahahahahahaha ...


Um beijo meu anjo, tô ligadinha aqui no teu espaço!!!

Bia Jubiart disse...

Oi Neli!

Amei o seu aconchego! Já te linkando...

Desculpe a ignorância, o quê é SS?

Mil ternuras p/ vc! Não vim aqui antes por estar viajando...

Beijooooooooooooo

Neli Alves disse...

Obrigada meninas pela visita.bjks

Elaine disse...

Olá Neli, vim agradecer sua visita, e por ser minha mais nova seguidora, já tô seguindo os seus blogs, e dei de cara com essa dica ótima sobre gengibre, que eu adoro, uso muito em saladas e chá também, e agora sabendo mais das suas propriedades melhor, hoje mesmo experimentei ele ralado com abacaxi, com um pouquinho de açucar porque o abacaxi estava um pouco azedinho, achei ótimo o sabor!Obrigada! Beijos!!

Paulinha disse...

Poxa menina,me desculpe demorar tanto para te agradecer pela visita e por você estar me seguindo.Muito obrigada!Adorei este teu espaço também começarei a te seguir de pertinho rsrsrs.Beijos mil e tudo de Bom!!!