A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sábado, 3 de novembro de 2012

DIETA - Esta é fácil!


Salmão - Foto Getty Images
Imagem retirada do link da postagem original: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14164-adote-uma-dieta-poderosa-contra-artrite

Olá, amigos e seguidores.
Tenho estado afastada por vários motivos, um deles uma recente cirurgia para a retirada da vesícula biliar. Mas, já está tudo bem e estou tentando retornar às atividades diárias, colocando muita coisa em dia, nos dois blogs e nas criações/encomendas artesanais.
Nas minhas andanças pela net, descobri em uma página do Yahoo, um texto interessante sobre dieta para os portadores de artrite reumatóide.
O título é significativo:
Adote uma dieta poderosa contra a artrite - Conheça o nutriente que desinflama as articulações e veja 8 sugestões de consumo. A autora é Laura Tavares. 
Imediatamente me interessei, uma vez que o texto está direcionado para a maioria dos meus amigos/leitores.
A autora fala sobre os incômodos da ARTRITE e da desesperança - para alguns - ao saber que esta doença ainda não tem cura.
Laura Tavares cita o reumatologista Geraldo Castelar, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) que afirma: "Em geral, o problema surge associado a traumas, desgastes, distúrbios autoimunes ou infecções".
E o resumo da ópera é: O portador pode ter uma boa qualidade de vida, e até levar uma vida normal, a partir do diagnóstico precoce, prática de exercícios físicos leves – ou fisioterapia em casos menos agudos e DIETA!!!
Aí, muita gente vai dizer: não! Dieta não!

Entretanto, estive me informando sobre a dieta recomendada no texto e achei bem interessante e gostosa –ao contrário de outras dietas que tenho visto por aí!
Sobre a dieta o Dr. Geraldo Castelar afirma que "O principal é consumir alimentos fontes de ômega-3, ácido graxo com ação anti-inflamatória".
E, a partir daqui, vejam as 8 (oito) sugestões de consumo do ômega-3:

"1. Peixes oleosos de água fria
Peixes como atum, sardinha e salmão são ótimas fontes de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, que impedem um processo de conversão de nutrientes no organismo responsável por originar inflamações. Recomendação de consumo: um filé de 200g duas vezes por semana

2. Óleo de canola


Além do ômega-3, o óleo de canola também é fonte dos ácidos graxos ômega-6, sendo benéfico na prevenção de doenças do coração e na a manutenção da pressão. Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia

3. Óleo de Soja


O óleo de soja, assim como os demais óleos vegetais, é um alimento rico em gorduras poliinsaturadas, como ômega-3 e ômega-6, e uma importante fonte da vitamina E. Também possui ação anti inflamatória e ajuda a regular os níveis de colesterol no organismo. Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia

4. Azeite de oliva


Toque final na preparação de saladas ou até de uma deliciosa pizza, o azeite de oliva é um alimento importantíssimo para a saúde, graças aos ácidos graxos ômega-3, aos polifenois, a vitamina E e ao beta-caroteno nele presentes. Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia

5. Rúcula


As folhas verde-escuro da rúcula são fonte riquíssima de ômega-3 e das vitaminas A e C, potentes antioxidantes que combatem radicais livres Já outros nutrientes, como potássio e ferro, são importantes para regular o equilíbrio hídrico no organismo e para a formação de células sanguíneas (hemoglobina). Recomendação de consumo: um prato de sobremesa por dia

6. Espinafre


O espinafre é um alimento altamente nutritivo, oferecendo em sua composição as vitaminas A, C e E, além de nutrientes como ômega-3, cálcio, ferro, potássio, bioflavonoides e carotenoides. Suas propriedades antioxidantes previnem alguns tipos de câncer, em especial o de pulmão e o de próstata. Outros dois elementos bastante importantes são o ácido fólico, que combate a anemia, e a luteína, que fortalece o sistema imunológico, evitando problemas como a degeneração macular. Recomendação de consumo: de duas a três colheres de sopa por dia

7. Linhaça


Rica em ácidos graxos essenciais, vitamina E e fibras, a linhaça é um alimento que proporciona maior fluidez sanguínea, reduz o colesterol ruim, evita a formação de placas de gorduras das artérias e promove efeitos anti-inflamatórios no organismo. A semente também melhora o funcionamento do sistema digestivo e ameniza os sintomas da TPM e da menopausa. Recomendação de consumo: de uma a três colheres de sopa por dia

8. Chia


Semente originária do sul do México, a chia é uma ótima fonte de ômega-3, ferro, magnésio e cálcio. Seja em óleo, farinha ou grão, o alimento promove a sensação de saciedade, previne contra doenças cardiovasculares, ajuda na manutenção da massa muscular, reforça o sistema imunológico e ainda tem efeito antiinflamatório no organismo. Recomendação de consumo: de duas a três colheres de sopa por dia".
Como podem ver, não será difícil fazer uso dos alimentos recomendados. Os óleos, de Canola, Soja e o Azeite de Oliva, caem bem em qualquer refeição. Adicionando algumas folhas de rúcula e/ou espinafre na salada de todo dia, qualquer prato fica bem mais gostoso. Peixes, ah, estes eu adoro: atum, sardinha ou salmão! Hum, delícia pura. A semente de Chia, que é “a bola da vez”, eu não usei ainda e não posso falar sobre ela mas, a semente de linhaça, em pães e bolos, é muito saborosa.
Recentemente uma amiga me deu uma receita para usar a linhaça, que eu simplesmente adorei:
Deixar 3 colheres de sopa de molho em água fria, de um dia para o outro, longe da luz direta – pode ser dentro da geladeira. Adicionar 1 litro de água, 1 limão e a fruta de sua preferência, em especial morango, pêra ou mamão! Bater no liquidificador e tomar imediatamente, para aproveitar todos os nutrientes.
Este eu aprovei!!!
Aproveito para responder um comentário recente em um post anterior -aquele sobre a semente de sucupira- onde o leitor diz que acredita na melhora e até desaparecimento das dores, mas que no caso da artrite reumatoide o chá só tira as inflamações, mas não tira as sequelas da doença.
Realmente, todas estas recomendações -inclusive esta dieta acima- falam de melhoria de qualidade de vida, diminuição dos sintomas mas, infelizmente, não há como garantir a cura. Estamos todos torcendo para que muito em breve possamos dizer que há cura e/ou que estamos curados! Eu espero em Deus! Bjks. Neli Alves
Comentários
14 Comentários

14 comentários :

Arteira disse...

hummmm que delicia!!!!Adoro salmão!!
Vim te agradecer pela visitinha no meu cantinho obrigada
bjus

António Je. Batalha disse...

Ao passar pela net encontrei o seu blog , que me chamou à atenção li a primeira postagem e folhe-ei mais lagumas, é um blog feito com muito entusiasmo, e dedicação, gostei do conteúdo e quero deixar os meus parabéns, quando encontro um blog bom deixo sempre um comentário e um convite.Ficarei grato se me der a honra da sua visita no meu blog O Peregrino E Servo. Se desejar seguir eu sempre vou retribuir seguindo seu blog também.
Sou António Batalha, portugues e cristão evangelico. Deixo a minha benção, e a paz de Jesus.
PS.Ao seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog, para que possa segui também.

Anônimo disse...

very interesting info ! .
My page akcesoria kominkowe

Anônimo disse...

Olá Neli,

Também recebi o diagnóstico de SS e vou precisar fazer implante dentário, mas tenho muito medo! Gostaria de saber como foi que vc venceu esta etapa! Se quiser me contar, pode usar o meu email glorinha@gmail.com Eu te agradeço!

Neli Alves disse...

Glorinha, não foi muito fácil. Mas, leia meu post ULTIMAS NOTÍCIAS - ESPÍRITO SANTO NEWS, você vai saber como foi. Vou te enviar uma cópia, ok? Bjks e boa sorte!

Anônimo disse...

Excellent post. I'm facing some of these issues as well..
Feel free to visit my webpage ... hairballs in cats

Anônimo disse...

I am constantly thought about this, regards
My web-site ... akcesoria kominkowe

Anônimo disse...

and didn’t know who to ask. Glimpse right here,
and also you’ll undoubtedly uncover it.
Also visit my homepage : akcesoria kominkowe

JuhH disse...

olá, meu nome é juliana, tenho 26 anos, hoje fui no reumatologista, pois estou a quase dois anos com olhos muitos secos e agora a boca começou a ficar também, estou muito aflita, suspeitam de SS... vi que vc mora em bh, vc pode me passar o nome do seu oftalmo e onde ele faz consultas? um grande abraço.

JuhH disse...

Meu nome é juliana, estou com olhos muitos secos e boca seca, os médicos suspeitam de SS, vc poderia me passar o nome do seu oftalmo de BH, não aguento mais sentir dores, um abração, obrigada

Neli Alves disse...

JUliana, tudo bem?
Minha oftalmologista é a Dra. Maria Célia Ciarlini e o consultório é na rua Turfa,80 - no Bairro Prado. Ela é excepcional e atende por alguns convênios -exceto o meu, que é Saúde Bradesco. Telefone:3295-4811. Acho que vale a pena consultá-la.
Boa sorte.

JuhH disse...

Graças a Deus, estou muito ruim, em uma crise terrível, tendo ceratite toda semana e ninguem pôde me ajudar até agora, vou ver se consigo marcar uma consulta com ela, muito obrigada!!!

Unknown disse...

Gostaria de ler uma diet pra SS obrigado.

Unknown disse...

Gostaria de ler uma diet pra SS obrigado.