A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




quinta-feira, 20 de junho de 2013

ACONTECIMENTOS IMPORTANTES

Mais uma vez fiquei afastada do nosso blog. Uma pena, mas há certas coisas que não nos permitem vir aqui. Ainda bem que desta vez não foi a doença que me mobilizou, foram dois acontecimentos importantes e festivos, que quero dividir com vocês. Apesar de não ser o local adequado, acho importante que tenhamos testemunhos de coisas boas, de envolvimentos outros que não as dores. Acho que vão concordar comigo.
Alguns de vocês sabem que faço artesanato -sempre fiz, mesmo nos momentos mais difíceis- e que me envolvo demais com tudo que diga respeito. Assim sendo, não podia deixar passar em branco o aniversário do meu segundo netinho.
Vejam algumas fotos:
Enfeite de mesa ´Caldeirão de piratas

Enfeite de mesa - Aquário

Topper para doces - Chapéu de pirata

Topper - Piratinhas

Topper - Vela ao vento

Topper - âncoras
Eu e minha filha fizemos todos os enfeites, com muito carinho e a festa foi muito linda.
O segundo evento foi a inauguração do nosso espaço, do qual participo como fornecedora - Atelier Fios de Luz
Quero mostrar algumas peças que fiz:
Chaveiro Havaianas

Chaveiros diversos

Coruja - peso de porta

Banco de corações - peso de porta
Espero que gostem das fofurices. Eu amo fazer estes trabalhos e acho uma boa terapia para os momentos de dor.
Quero dizer também que consegui responder a todos os comentários que estavam me aguardando e mais uma vez peço desculpas pela demora. Mas foi por duas boas causas, não? Sempre pensando em todos que sofrem com dores e orando por todos. Bjks. Neli Alves
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

Denise disse...

Oi, Neli!
Que encanto deve ter ficado esta festa. E tudo feito por nossas mãos tem um significado diferente! Parabéns!
Aproveito a oportunidade para convidá-la a conhecer meu blog:
http://dedeartes-denise.blogspot.com
Vai ser muito bom receber sua visita!
Uma ótima semana para você!
Abraços.

Neli Alves disse...

Denise, obrigada por seu comentário,
Terei muito prazer em fazer uma visita. Já anotei e logo. logo, passo lá.
Bj.
Neli Alves - Iaiá Arteira.

Neri Ferreira de Azevedo disse...

Oi,também sou portadora da Síndrome de Sjögren e Artrite Reumatóide diagnosticada há 2 anos,é uma doença desagradável e desgastante física e emocional como ela é quase invisível algumas pessoas confundem com preguiça,manha e hipocondria,eu tive sorte de relatar o que acontecia comigo e um médico suspeitou da Sjögren então ficou mais fácil para eu procurar o reumatologista e me tratar com o oftalmologista,como eu tive que pedir demissão do meu último emprego porque tenho um relatório médico diz para eu evitar locais secos e com ar-condicionado,achei muito interessante a iniciativa de fazer um baixo -assinado de petição pública porque ficar sem medicamento e os gels lubrificantes oculares e nasais e saliva e lágrima artificial é impossível ter uma qualidade de vida boa é muito difícil tem dias que estou bem,mas tem vez que estou péssima e se essa doença tivesse reconhecimento que ela precisa de cuidados especiais como outras auto-imunes eu estaria empregada ou então na hora de falar com outro empregador eles não se recusariam a me contratar,por isso que apóio muito essa iniciativa do abaixo-assinado e concordo com você viver com a Sjögren é mesmo uma montanha -russa e ainda assusta um pouco principalmente quando acordo totalmente indisposta e cheia de dores com nariz,olhos e garganta seca e o medo de ficar sem os medicamentos e colírios e etc, para que fique mais suportável,eles não são fornecidos pelo SUS.
Beijos

Neri Ferreira de Azevedo disse...

Oi,gostei muito do blog e principalmente por fornecer a iniciativa de fazer uma petição pública pedindo que essa doença seja reconhecida como auto-imune que precisa de cuidados especiais e aposentadoria por invalidez,sou diagnosticada há 2 anos como portadora da Síndrome de Sjögren e Artrite Reumatóide e por ter um relatório médico que diz que devo evitar locais secos e com ar-condicionado na última empresa em que trabalhei tive que pedir demissão por causa disso se a doença foi reconhecida eles teriam dado um jeito de me deixar no emprego e assim eu não ficaria super preocupada em como vai ser daqui pra frente porque não posso ficar sem os medicamentos,lágrimas e salivares artificiais,gels lubrificantes nasal e oculares todos eles comprados, nenhum fornecido pelo SUS e quando procuro emprego fico sem saber como agir se falar dessa limitação de evitar ar-condicionado por causa de uma doença crônica eles não me contratam e se eu ficar sem falar nada,vou ficar muito doente à ponto de ter que pedir demissão,por isso que eu apóio essa iniciativa da petição pública algumas pesoas leigas e até médicos acham que é preguiça,manha ,hipocondria por ser uma doença quase invisível concordo que viver com a Sjögren é o mesmo que uma montanha russa.
Beijos