A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

DEZEMBRO 2014

Arquivo Iaia Arteira
Finalmente, o ano acabou - faltam poucos dias mas, considero terminado. Estou praticamente de férias. Encomendas entregues, decoração de Natal -este ano só na sala de visitas- terminada. Hora de enfrentar o pior: a cozinha. Não gosto de cozinhar mas, chegadas as festas, arrisco-me a fazer um ou outro prato especial. Ainda não escolhi o que será... 
Filhas e cunhada ajudam sempre e tudo vai ficar "10", com certeza. 
Presentes comprados, com antecedência, nada de correria. Não me esqueci de ninguém -assim espero!
Passei para desejar a todos um FELIZ NATAL, com muita alegria, saúde e paz! Que o Jesus Menino traga muitas bênçãos para cada um de nós. 
E que o Novo Ano nos reserve muitas alegrias! Bjks. Neli Alves
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

Algodão Tão Doce disse...

Olá amiga, hoje quero agradecer a Deus pelo dom da sua vida, e desejar a você e sua família
um feliz e santo Natal, cheio de saúde e alegria!!!
Que seu coração esteja preparado para receber o Menino Deus!!!
Um grande abraço, Marie.

Neli Alves disse...

Que 2015 seja um ano de Saóde, Paz, Amor, Sucesso! Deus os abençoe. Neli Alves

Marcelo de Souza Pacheco disse...

Olá. Venho através deste divulgar o Canal do Youtube do CITIPA, com vídeos semanais sobre as doenças autoimunes, criados cuidadosamente por nossa equipe médica para os pacientes. O tema desta semana foi a Síndrome de Sjogren. Obrigado!

Neli Alves disse...

Que pena, Marcelo, não vi seu post a tempo. Já havia passado. Mas vou ver se tem a gravação no Canal. Depois comento. Muito obrigada. Neli