A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PESQUISAS, AGORA PARA FIBROMIALGIA



Quando alguém se queixa de dor generalizada, ninguém leva muito a sério.
Poucos acreditam que se possa sentir dor “da ponta do pé ao alto da cabeça",  mas é o que acontece com quem é portador de Fibromialgia.
Eu sempre senti dor assim e , por algum tempo, na verdade 20 anos, acreditei que tinha Sindrome de Sjogren, tanto que este blog foi criado para falar de Sjogren e, só de passagem, eu falava de Fibromialgia.  Mas, as coisas mudam, e quem leu o post anterior sabe do meu susto quando o reumatologista me disse que eu tenho Fibromialgia e não SS.
A ficha só caiu hoje, e logo eu parti para a Net, em busca de algumas informações.
Dor, cansaço/fadiga, indisposição, disturbios do sono, são alguns dos sintomas. Hoje sabe-se que a doença atinge músculos, tendões e ligamentos sendo considerada, por isto,  uma especie de reumatismo.
Não existem exames específicos para o diagnóstico e os reumatologistas tem que contar com a experiência, para chegar a uma conclusão sobre as queixas do paciente. Também não existe um medicamento que cure, apenas medicamentos que podem tornar a vida dos pacientes mais confortável.
Como forma de se chegar a um disgnóstico, existem critérios, criados a partir de diversos estudos, como por exemplo a presença de dor generalizada por mais de 3 meses e pontos de dor, localizados nos locais marcados na imagem que abre este post, e que são comuns a todos os doentes.
Pesquisando na net, encontrei sites e blogs que falam sobre a doença e achei interessante esta abordagem para o tratamento:
O que se recomenda:
1. Exercícios para alongamento e fortalecimento muscular, assim como para condicionamento cardiorrespiratório.
”Exercícios físicos regulares melhoram o tônus muscular, melhoram a sensação de dor e os distúrbios do sono. Isso porque uma série de substâncias são liberadas durante exercícios de baixo impacto de alongamento e fortalecimento muscular, em especial as endorfinas (analgésicas) e somatostatina (promove o trofismo muscular).”

2. Técnicas de relaxamento para prevenir espasmos musculares.
”Deve-se balancear os períodos de trabalho e lazer, vigília e sono. O relaxamento, não apenas físico, mas também mental é importante na abordagem da fibromialgia. Isso porque se busca quebrar um círculo vicioso constituído por dor, estresse, depressão e distúrbios do sono”.

 3.Hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse.
”Os pacientes com fibromialgia devem ter conhecimento pleno de sua condição clínica, uma vez que ela se caracteriza por recidivas intermitentes dos sintomas de dor e fadiga. Dessa forma os sintomas podem ser tratados assim que se manifestam com medidas não medicamentosas e se necessário, com o uso de medicamentos. No sentido de prevenir as manifestações de dor e de depressão, os pacientes com fibromialgia devem buscar hábitos saudáveis e regulares em termos de alimentação, lazer e sono”.

4.  Medicações para o controle da dor e dos distúrbios do sono.
“Quando necessários devem ser prescritos pelo médico. Isso porque em cada recidiva a fibromialgia pode se manifestar de forma diferente, necessitando de diferente abordagem medicamentosa. * (Os dados foram extraidos do site http://www.fibromialgia.com.br )
 E aqui, repito uma observação que coloco em todos os posts deste blog: Para medicamentos, procure o seu médico, nunca tome remédios que o seu amigo/parente toma, o que faz bem para ele pode ser muito ruim para você. Diga não à automedicação.
Agora, vou me cuidar mais, ficar atenta a alguns pontos com os quais não me preocupava. E aos poucos vou contanto como está sendo o novo tratamento e as idas e vindas ao médico.
Se quiserem conversar, já sabem, deixem um recadinho e eu falo com vocês. Bjks. Neli
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

Cissa Branco disse...

Neli,

A fibromialgia ainda é uma doença nova, os estudos estão no início, mas hoje o paciente já deixou de ser considerado um hipocondríaco e passou a ser levado a sério, o que é um ganho.
Tenho várias amigas que tem fibromialgia e todas elas relataram o aparecimento da doença depois de um período de estresse, perda, depressão, por isso muitos dos médicos estão percebendo a doença como auto-imune, desencadeada a partir do estado emocional. Hoje já se sabe que todo o processo emocional não resolvido pode desencadear doenças com fortes sintomas físicos. Creio que tanto para a fibromialgia, quanto reumatismo ou lúpus estão associados a fatores emocionais, e para tratá-los, o equilíbrio emocional e o nível de qualidade de vida, são primordiais.
Grandes beijos e um ótimo domingo

Neli Alves disse...

Obrigada Cissa, por sua colaboração.
Minha filha tem fibro e eu sempre segui o tratamento dela mas como meu diagnóstico era de SS, nunca falei sobre Fibromialgia aqui. A partir de agora vou falar mais sobre isto.
Bjks. Neli

Mayra Silva disse...

Oi, Neli !

Deixei um comentário no outro blog que você escreve. Gostaria de saber como foi que os médicos chegaram a conclusão de que não era SS e sim fibromialgia.

Bjs !

RM1283 disse...

Pessoal, estou lendo o livro "No Grain No Pain" algo como; sem consumir grãos, ñ sofrerá dores, do dr. Peter Osborne, medico e prof. americano onde explica q o consumo de trigo transgenico ou ñ, bem como td tipo de grãos alem de oleo de soja, canola, milho e girassol causam inflamação generalizada e q portanto tomar remedio só p/ passar as dores é errado e nada resolve.

RM1283 disse...

Pessoal, estou lendo o livro "No Grain No Pain" algo como; sem consumir grãos, ñ sofrerá dores, do dr. Peter Osborne, medico e prof. americano onde explica q o consumo de trigo transgenico ou ñ, bem como td tipo de grãos alem de oleo de soja, canola, milho e girassol causam inflamação generalizada e q portanto tomar remedio só p/ passar as dores é errado e nada resolve.