A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O ANO ESTÁ ACABANDO...

Arquivo Iaiá Arteira
Meninos e meninas, estou de volta ao blog, graças a Deus. Não foram só as dores mas, a doença de familiares também. Agora está tudo sob controle e pretendo retomar minhas atividades normalmente. 
A primeira coisa que desejo comentar é o grande número de pessoas que solicitam o e.mail do José Telles, aquele seguidor que nos falou a respeito de um tratamento para artrite/artrose. Infelizmente, não consegui contatar com ele e espero que ele leia este post e o envie a cada um dos que solicitaram.
Em seguida, dizer que tenho alguns artigos para ler e comentar aqui. Espero que consiga fazê-lo logo. Vou me esforçar bastante, porque considero alguns de grande importância.  Para os que possuem conta no Facebook, recomendo a página Portadores de Sindrome de Sjögren, da minha amiga Sonia Rossi. 
A Sonia tem a Síndrome em sua forma grave, associada a outras enfermidades. Ela tem contato com várias entidades internacionais, o que para ela não é difícil, pois fala e entende a língua inglesa, o que para alguns de nós fica quase impossível. 
Assim, participar da página vai nos trazer muitas informações e possibilidades de discussão.
E para terminar o post de hoje, desejo a todos vocês um Feliz e Santo Natal, repleto das bênçãos de Deus. Que a preparação - ainda temos 23 dias - nos traga alegria, harmonia, paz e muita saúde.
Nos vemos em breve. Bjks. Neli Alves
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Pepa disse...

Oi Neli, é a Vi, pelo que li, muitos sintomas podem ser confundidos com os da menopausa, portanto até mais mulheres podem sofrer dessa doença e achar que é menopausa.
Muito importante a divulgação.
Muitos beijos,Vi

Neli Alves disse...

Isto mesmo Vi. Estou escrevendo alguma coisinha sobre essa possibilidade de se confundir sintomas. Afinal, são muitos -encontrei em um site estrangeiro uma relação de 286 sintomas!!! Logo logo vou postar. Após o Natal vou tirar uns dias de férias e aí sim, vou cuidar do blog. Obrigada pela visita. Feliz Natal para vocês. Bjks. Neli