A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




terça-feira, 6 de julho de 2010

NÃO à automedicação!

Pessoas portadoras de doenças crônicas dificilmente recorrem à automedicação. Nós temos consciência do perigo que corremos. Um organismo que briga consigo mesmo, pode muito bem ter uma reação grave a um medicamento não adequado às nossas necessidades.
Entretanto, nunca deixo de fazer esse aviso - tenham sempre em mente que tudo que recomendamos aqui no blog e em nosso fórum de discussão no yahoo deve ser levado ao conhecimento do médico que nos acompanha.
Recebi de uma amiga que mora em Israel uma lista de medicamentos (princípios ativos) que as pessoas intolerantes à penicilina NÃO PODEM USAR e achei interessante postá-la aqui para uma possível consulta.
Ai estão:


"Os alérgicos à Penicilina ou alguns de seus derivados (amoxicilina, cefalosporinas, etc ...) que já tiveram problemas realicionados ao uso de penicilina, NÃO DEVEM TOMAR antibióticos como:


1. Penicilinas e derivados sintéticos: Azlocilina. Penicilina. Ampicilina. Amoxicilina. Bacampicilina. Carbenicilina. Cloxacilina. Metampicilina. Piperacilina. Imipenem. Sultamicilina.


2. Cefalosporinas (de primeira, segunda e terceira geração): Cefalexina. Cefradina. Cefradoxilo Cefaclor. Cefalotina. Cefapirina. Cefazolina. Cefixima. Cefuroxima. Cefpodoxima. Ceftibuteno. Cefamandol. Cefminox. Cefonicida. Cefotaxima. Ceftizoxima. Ceftriaxona. Cefoperazona. Ceftazidima. Cefoxitina. Cefmetazol. Grepafloxacino".
 
Recentemente, quando da infecção dentária, o dentista que me atendeu receitou-me um antibiótico e eu não tomei. Só mais tarde fui descobrir que apesar do nome bonitinho era nada mais nada menos que amoxicilina, que eu não posso nem ver... e eu havia dito na minha ficha inicial que era alérgica a penicilina e derivados.
Vai entender... Bjks. Neli Alves
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

Káthia Marchand disse...

Minha doce Neli!

Tú sabes que mora no meu coração, sabe né???
hahahahahahahhahahaha ...
Minha menina linda, eu gostaria imenso de ter vc aqui ao lado de minah casa prá gente papear uma tarde, e com certeza, vc faria xixi nas calças de tanto rir com essa minha cara sem ssunto... hahahahahahaha

Imagina uma pessoa escolhida por Deus para suportar todas estas estranhezas na vida? Imaginou?
É isso mesmo,sou eu!
Tudo me acontece cara...nunca ví igual!
E não é lorota não, é puro azar mesmo... hahahahahahahaahhahahahaha ...

Eu vou escrever o tal livro e vou te dar o primeito que for lançado!
vai ser um bom motivo de riso para todos os dias!

Te amo minha querida amiga! Beijos!

Neli Alves disse...

Nem li o livro e já estou rindo. VocÊ é muito especial. Daquelas amigas que Deus coloca na nossa vida para nos confortar. Que Ele a abençoe sempre, e ao seu "menino". Bjks

Makeup by Mommy (ROSANE) disse...

Ola Neli!!
Estou sentindo falta de seus posts!
Está bem?
Espero que sim!

Bjs

Makeup by Mommy (ROSANE) disse...

Olá Neli!
Estou sentindo falta de seus posts..
Está bem?
Espero que sim!!

Bjs

Neli Alves disse...

Olá. Saudades!!!
Estou bem, mas estou fora de BH, na casa da minha filha. Aqui acesso pouco. Volto a minha casa dentro de uma semana e aí sim, teremos algumas novidades. Bjks. Neli Alves