A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sexta-feira, 14 de maio de 2010

MAIS ANGUSTIADA...

A primeira providência de hoje foi ir ao dentista.

Antes, devo dizer que há 10 anos tenho o diagnóstico de portadora de SS (Sindrome de Sjögren). O nome até é bonito, a Síndrome não.
Tudo que sinto está descrito no artigo da abertura do blog: secura nos olhos e na boca, na pele, nariz. Fadiga e dor nas articulações que, segundo o mesmo artigo, podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente - no caso euzinha.
Pode também, vir a afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. 
Quando eu pego uma gripe, ou tenho uma crise de alergia, a coisa fica preta: quem já não respira bem, passa a pedir a Deus para que não lhe falte o ar! Mas este é um outro caso.
Assim, hoje, acordei e fui direto para o dentista. Tenho que contar  que meus dentes estão caindo como se fossem dentes de leite. Basta um empurrãozinho (nem precisa do célebre cordão amarrado na maçaneta da porta - coisa dos meus tempos de menina).
Tudo muito bom, para não tornar o relato muito comprido, se não fosse a resposta da dentista (não foi a primeira - essa é a 5a., 6a., sei lá que número, que eu consulto): vamos tratar da gengiva primeiro, para depois (DEPOIS) reavaliar e saber se tratada a gengiva (pelo 4o. ou 5o. periodontista) podemos fazer alguma coisa!!!
Imagem do Google
Muito bom mesmo! Depois, significa daqui há 3 ou 4 meses e reavaliar para saber se podemos fazer alguma coisa, significa que, quando resolverem fazer alguma coisa eu já estarei com menos 3 dentes, que somados aos 3 que caíram nos últimos 2 meses serão 6, mas os outros que eu perdi no ano passado, serão 8 ou 9.
Como temos 32 dentes, é fácil fazer as contas.
Ainda bem que só estão caindo os inferiores. Uma prótese inferior é sempre melhor que as duas!
E eu, cada vez mais, chego à conclusão que ficar velha é uma m....! Mesmo! Bjks. Neli Alves
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

Makeup by Mommy (ROSANE) disse...

QUERIDA NELI,REALMENTE SEU BLOG É O MAIS CÕMICO QUE JÁ LI..ALIÁS FAZER GRAÇA COM A PRÓRPIA DESGRAÇA E AINDA FAZER OUTROS RIREM DISSO É UM DOM..NÃO É PRA QUALQUER UM..COMO NÃO TE DESCOBRI ANTES????
BEM, QUERO DEIXAR AQUI UM INCENTIVO PRA QUE POST SEMPRE DESSE JEITINHO POIS ISSO AJUDA SEUS E SUAS COMPANHEIRAS DE SS VIU?
AGORA COM RELAÇÃO AOS DENTES, MINHA DENTISTA ME FALOU QUE A FALTA DE SALIVA É O GRANDE VILÃO E A ASSEPSSIA TEM QUE SE TORNAR UMA RELIGIÃO NO CASO DOS QUE SOFREM DE XEROSTOMIA. TOMAR ÁGUA O TEMPO TODO E AINDA VERIFICAR COMO ESTÁ A PERDA ÓSSEA, POIS AINDA HÁ A POSSIBILIDADE DE UMA TENTATIVA DE ENXERTO ÓSSEO PARA NÃO PERDER MAIS DENTES.
É CLARO QUE NÃO É FÁCIL TUDO ISSO E REQUER DINHEIRO SIM E COMO!! MAS A DOENÇA É PROGRESSIVA E NADA A DETÉM(POR ENQUANTO) ENTÃO TEMOS QUE DE ALGUMA FORMA LUTAR CONTRA O DESÂNIMO QUE ELA NOS CAUSA, A VONTADE DE LARGAR TUDO, POIS É POR ISSO QUE ACARRETAMOS MAIORES PROBLEMAS PRA NÓS MESMOS.
EU ESTOU COLHENDO FRUTOS DESSE COMPORTAMENTO...
MAS TENTO ME LEMBRAR DE QUANTAS PESSOAS QUE CONHEÇO... BONITAS... E QUE USAM DENTADURA, DAÍ FICA ATÉ MAIS FÁCIL ACEITAR TAL IDÉIA.
VAMOS À LUTA NELI!!!
BJS
ROSANE

Neli Alves disse...

Rosane, obrigada por seu apoio. TEnto levar tudo numa boa, senão minhas filhas e marido não aguentam o tranco. Eles sofrem mais que eu, desde que descobri como dói ser mulher.rsr. Eu achava que só a dor do parto me diferenciava dos homens, que engano!rsrs
Tudo para o tratamento (?) da SS é muito caro: os produtos, as consultas (médicos muito especializados normalmente não atendem por convênio), fora o fato que estão sempre no eixo Rio-São Paulo e Minas Gerais fica fora. Usar uma prótese não seria um grande problema, mas, no meu caso pelo menos, não consegui usar uma pequena prótese de 2 dentes. Machucava tanto a gengiva, apesar de bem ajustada e muitíssimo bem feita, que a gengiva ficou muito traumatizada.
Foram 1.200 reais jogados no lixo, literalmente.
Enfim, vamos que vamos! Eu estou aqui para colocar para cima, não para deprimir ninguém! Sou muito positiva, graças a Deus. Bjks e obrigada por sua atenção.
Bjks.
Neli Alves

Unknown disse...

Oi Neli, tb já tive esta doença, tomei remédio durante 1 ano, engravidei, tive que parar e fiquei uns 10 anos sofrendo com recaídas, mas não quis voltar a tomá-los. Durante este tempo também me converti, e foi na igreja que um Pastor visitante que nem me conhecia foi usado por Deus para falar comigo, dizendo que eu não deveria ter medo pois Ele estava comigo. Creio que estou curada, e quando fico muito ansiosa, começo a orar e logo passa...
Para o mundo isso não tem cura, mas para Deus, nada é impossível!
Vou colocar seu nome lá na igreja, para orarmos por você!
Beijos e que Deus te abençoe!