A SINDROME DE SJÖGREN
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.
Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.
No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.
Síndrome de Sjögren primária ou secundária:
Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.
Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.
FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
FARINHA DE MARACUJÁ FAZ BEM?
7 comentários :
- Adelaide Araçai disse...
-
Neli que idéia genial deste blog, eu não conhecia a SS, e olha que na minha família sou conhecida com a "Doutora" leio tudo sobre vários tipos de doenças basta alguem a minha volta ter algo lá vou eu me aprofundar sobre o tema, minhas irmãs sempre me "consultam" sobre o medicamento que o medico indicou, e o fato de vc dividir conosco, já mostra parte de tua missão nesta vida.
Já conheço a farinha de maracuja e já fiz uso por algum tempo (sou adepta dos preparados naturais) agora já faz algum tempo que consigo consumi-las o gosto não me convence...mas sei que é fase daqui a pouco eu volto a consumir novamente, afinal porque não usufruir do que nos dá saúde.
Grande abraço
http://euseivoucontar.blogspot.com - 11 de janeiro de 2011 às 04:41
- Suzi Musse disse...
-
Oi Neli
que bom te descobrir.
E melhor ainda conhecer tuas dicas muito importantes.
obrigada por nos informar.
vou tentar experimentar.
bjos - 11 de janeiro de 2011 às 10:24
- Giuliana: disse...
-
Olá Neli,
Vim retribuir sua visita, seja bem vinda! =]
Eu postei também sobre os benefícios do maracujá. Estou usando a farinha de maracujá e gostando bastante.
Beijos - 11 de janeiro de 2011 às 10:50
- Neli Alves disse...
-
Obrigada meninas pela visita. Bjks. Neli
- 11 de janeiro de 2011 às 11:05
- Unknown disse...
-
sou diabética e estou tomando diariamente, coloco duas colheres pequenas de farinha de maracujá juntamente com 3 colheres pequenas de linhaça moída em uma garrafinha e completo com água, misturo bem e deixo para tomar antes do almoço (meia hora antes), estou obtendo resultados ótimos, já consegui quase controlar minha diabetes. um abraço.
- 14 de fevereiro de 2014 às 07:19
- Unknown disse...
-
sou diabética e estou tomando diariamente, coloco duas colheres pequenas de farinha de maracujá juntamente com 3 colheres pequenas de linhaça moída em uma garrafinha e completo com água, misturo bem e deixo para tomar antes do almoço (meia hora antes), estou obtendo resultados ótimos, já consegui quase controlar minha diabetes. um abraço.
- 14 de fevereiro de 2014 às 07:20
- Unknown disse...
-
Por favor, quero saber se a farinha de maracujá pode ser consumida por doentes renais
- 19 de janeiro de 2017 às 11:15